Microsoft fecha brecha que permitia ativar Windows 8 pirata


Em novembro uma falha da MS foi amplamente comentada: cópias piratas do Windows 8 podiam ser ativadas pela Microsoft usando uma chave de produto fornecida gratuitamente pela mesma. A chave em questão é do Windows 8 Pro Pack, que adiciona o Media Center ao Windows 8 (e o transforma no Windows 8 Pro, caso seja usada no não-Pro).

Durante a fase promocional esta chave é fornecida gratuitamente a quem baixou o Windows 8 Pro original, e nas primeiras semanas não era feita nenhuma verificação da compra: bastava cadastrar qualquer e-mail na página dela para receber o código. Assim, qualquer um com uma cópia do Windows 8 ativada por meios não oficiais poderia aproveitar a brecha e ativar sua cópia diretamente pela Microsoft.

Agora diversos usuários relatam que o esquema não funciona mais: a MS corrigiu a brecha. Ao tentar usar uma chave do pacote do Media Center para o Windows 8 Pro num sistema que burlou a ativação é retornado o erro 0xC004C4AA.

Na página de detalhes de erros sobre a ativação vem a explicação:

Você poderá ver esse erro depois de usar a opção Adicionar Recursos ao aplicativo Windows 8 para atualizar sua edição atual do Windows. A versão Windows 8 Pro com Media Center pode ser ativada em PCs que têm o Windows pré-instalado ou no Windows que foi adquirido no site do Windows ou em uma loja. Para corrigir o problema, você precisa instalar o Windows com a chave do produto (Product Key) fornecida a você em um e-mail ou com o DVD. Se você acha que recebeu esta mensagem por erro, contate um representante de Atendimento do Cliente do Microsoft.

Desde que foi lançado o Windows 8 já recebeu diversas atualizações via Windows Update, mas não parece ser o caso desta. A verificação aparentemente se dá nos próprios servidores da Microsoft, identificando a chave do produto anterior durante o processo de ativação.

Problemas à vista? Há algumas reclamações (como esta) sobre o problema nas páginas de ajuda comunitária do Windows. Só falta a atualização impedir a ativação do Media Center nas instalações legítimas também…

Windows 8 Pro

Via Hardware