Mundo Microsoft DirectX 12, Windows 10, XBOX One, PC


E ai galera Daru, aqui trazendo a vocês um pouco de informação sobre o mundo dos games e mais especificamente sobre DirectX 12, Windows 10 e XBOX One.

A Microsoft anunciou o DirectX 12, API gráfica que deve revolucionar em questões de processamento gráfico usando todos os núcleos do processador para auxiliar a GPU em cálculos.
Vale lembrar que antes do DirectX 12 não havia o uso de todos os núcleos da CPU e este problema trazia um certo gargalo de processamento.
Este gargalo trazia uma limitação para os desenvolvedores.
Este problema afeta os jogos atuais infelizmente a industria de software não acompanhou o grande avanço da industria de hardware.
Graças ao DX12 este problema deve ser corrigido.
A grande mudança é que o DX12 deve conversar diretamente com o hardware algo similar ao que existe nos consoles. Citando outro exemplo a API Mantle desenvolvido pela AMD trouxe um ganho espetacular ao realizar uma comunicação mais próxima ao hardware.
O DirectX 12 trará um ganho de desempenho surpreendente, permitindo aos desenvolvedores um melhor aproveitamento de elementos gráficos e com a possibilidade de ousar ainda mais para criar efeitos detalhistas, podendo aumentar o número de objetos interagindo ao mesmo tempo.
O uso do DirectX 12 torna mais fácil a vida dos desenvolvedores as melhorias facilitam a programação e este é um ponto crucial para o ganho de produtividade dos pequenos e grandes estúdios que devem ser beneficiados e em paralelo nos os jogadores também, pois teremos jogos funcionais com redução significativa de bugs e outros problemas que ocorrem nos jogos atuais.
Este avanço tem um preço o hardware atual precisa ser atual tipo placas gráficas com menos de 3 anos. 
A Microsoft liberou uma lista de GPU’s compatíveis com DirectX 12.
Caso o seu hardware não esteja na lista você só poderá usufruir dos benefícios do DX12 após um upgrade, mas vale aguardar por novas notícias antes de sair comprando novas peças para o seu PC.
A Microsoft já falou que o XBOX One é 100% compatível com o DirectX 12.
O desempenho deve mudar para melhor e os jogos que devem aproveitar o recurso estão em desenvolvimento. Quanto aos jogos que já foram lançados não tenho informação sobre se haverá ou não a possibilidade de ganho de desempenho com a chegado do DX12.
Acredito que podem surgir atualizações ou patch para os jogos melhorando o desempenho  ao fazer uso de instruções para nova API.
O DX12 deve chegar junto com o Windows 10 e consequentemente uma atualização será feita no S.O do XOne, digo isso porque a Microsoft já anúncio que todos os dispositivos Microsoft seram integrados PC, XBOX e Smartphones e Tablets devem compartilhar da mesma loja e vários aplicativos e jogos terão uma integração multiplataforma.
Infelizmente a Build atual do Windows 10 Preview não traz o DirectX 12.
Novas Builds são lançadas com freqüência e quem sabe não possamos testar.
Meu muito obrigado a todos os leitores e amigos espero ter contribuído com o seu conhecimento e pretendo lançar um post  semanal sobre tecnologia.
Deixe seu like compartilhe com os seus amigos e bora interagir por meio de comentários.