Windows 10 principais dúvidas sobre a instalação e a atualização


072815_1505_Windows10pr1.png
O Windows 10 está chegando e é hora de se preparar abaixo as principais dúvidas e as respostas da própria Microsoft.

Quais são as informações essenciais sobre a atualização para o Windows 10?

A Microsoft está disponibilizando o Windows 10 como uma atualização gratuita para dispositivos qualificados com Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1. Ele estará disponível a partir de 29 de julho de 2015; as pessoas já podem reservar sua atualização.
Você terá apenas até 29 de julho de 2016 para aproveitar esta oferta. Uma vez concluída a atualização, você terá o Windows 10 de graça nesse dispositivo.

A atualização é realmente gratuita?
Sim, é gratuita. É uma versão completa do Windows, não é uma versão de avaliação ou introdutória. A disponibilidade é por tempo limitado: você tem um ano a partir da disponibilização do Windows 10 para aproveitar esta oferta.

O que acontece quando eu faço a reserva?
Você pode fazer uma de duas coisas:
a) Comprar um novo dispositivo Windows 8.1 e atualizá-lo para o Windows 10 de graça ou
b) Reservar uma atualização gratuita em seu computador Windows 7 ou Windows 8.1 existente
Nem todos os dispositivos executam todos os recursos do Windows 10. Consulte o fabricante antes de comprar. Confira mais detalhes sobre as qualificações para a atualização abaixo.

O que acontece quando eu faço a reserva?
Ao fazer a reserva, você pode confirmar que seu dispositivo é compatível com o Windows 10. No período entre a reserva e a atualização estar pronta, os arquivos necessários para a atualização serão baixados para seu computador, para agilizar a instalação final. Quando sua atualização estiver pronta depois de 29 de julho de 2015, você receberá uma notificação que lhe permitirá iniciar a atualização.

Há requisitos de qualificação?
Os únicos requisitos são que a) seu dispositivo seja compatível, e b) você tenha o Windows 7 Service Pack 1 (SP1) ou o Windows 8.1 (Update) original.
O Windows 10 foi desenvolvido para funcionar em computadores com Windows 7 e Windows 8.1. Isso significa que seu dispositivo provavelmente é compatível e executará o Windows 10.1
Confira as especificações completas aqui.

Se eu comprar um computador novo hoje, posso atualizá-lo para o Windows 10?
Sim, os computadores novos qualificados podem executar o Windows 10, que foi desenvolvido para ser compatível com notebooks, tablets e desktops Windows 8.1 disponíveis no mercado. Os fabricantes dos dispositivos decidem quais modelos de dispositivo terão certos recursos, e alguns recursos do Windows 10 podem não estar disponíveis em certos dispositivos; portanto, consulte os detalhes com o vendedor ou o fabricante.

Quanto tempo leva para instalar a atualização?
Planeje cerca de uma hora para a instalação. O processo pode levar apenas 20 minutos em dispositivos mais novos e mais de uma hora em dispositivos mais antigos.
Você precisará baixar os arquivos de instalação antes de começar. Se fizer a reserva, cuidaremos do download desses arquivos para você e avisaremos quando estiver tudo pronto para começar.

Como posso fazer a reserva no meu dispositivo atual?
Basta abrir o aplicativo Obter o Windows 10 (descrição abaixo) e clicar no botão de reserva.
•Clique no pequeno ícone do Windows no lado inferior direito da barra de tarefas.
•Clique em “Reserve sua atualização gratuita” quando solicitado.
Não há nenhuma obrigação, e você pode cancelar sua reserva a qualquer momento. Após a reserva, baixaremos o Windows 10 para seu dispositivo quando ele estiver disponível. Em seguida, avisaremos quando seu dispositivo estiver pronto para instalar a atualização.

O que é o aplicativo Obter o Windows 10?

Obter o Windows 10 é um aplicativo que foi projetado para facilitar o processo de atualização. Ele verifica se o dispositivo é compatível e reserva sua atualização gratuita; ele também tem informações para ajudar você a conhecer os recursos do Windows 10.

Para os dispositivos que executam o Windows 7 SP1 ou o Windows 8.1 Update com o Windows Update ativado, o aplicativo aparece automaticamente como um ícone do Windows na bandeja do sistema, no canto inferior direito de sua tela.

Como vejo a confirmação de que reservei minha atualização?
Basta clicar no botão de reserva no aplicativo Obter o Windows 10 e inserir seu endereço de email na tela de confirmação.

Você também pode verificar o status de sua reserva aqui:

  • Clique com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo Obter o Windows 10 ou no ícone do Windows localizado na extremidade direita da barra de tarefas.
  • Selecione “Verifique o status de sua atualização”

    Se eu mudar de ideia, posso cancelar minha reserva?
    Sim, você pode cancelar sua reserva a qualquer momento antes de instalar o Windows 10. Veja como:

  • Clique com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo Obter o Windows 10 ou no ícone do Windows localizado na extremidade direita da barra de tarefas.
  • Selecione “Verifique o status de sua atualização”
  • Selecione “Cancelar a reserva”

    Posso receber minha atualização gratuita para o Windows 10 mesmo sem fazer a reserva?
    Sim. A maneira mais fácil de receber a atualização gratuita é fazendo a reserva, mas você pode atualizar mesmo sem a reserva.

 

Assim que o Windows 10 estiver disponível, começaremos a notificar os dispositivos de que a atualização gratuita está disponível. Basta abrir o aplicativo Obter o Windows 10 para agendar sua atualização. Observação: algumas notificações serão enviadas assim que o Windows 10 estiver disponível; outras poderão ser enviadas nas semanas ou nos meses seguintes.

E se eu tiver mais de um dispositivo Windows — posso atualizar todos eles?
Sim, você pode receber uma atualização gratuita para cada um dos seus dispositivos Windows qualificados. Basta fazer uma reserva separada para cada dispositivo que você quer atualizar.

Por que não tenho o aplicativo Obter o Windows 10?
Se você não consegue ver o aplicativo Obter o Windows 10 no computador, pode ser porque:

  1. Seu dispositivo não está atualizado ao menos com o Windows 7 SP1 ou o Windows 8.1 Update.
  2. O Windows Update está desativado ou não está configurado para receber atualizações automaticamente
  3. Você bloqueou ou desinstalou a funcionalidade necessária do Windows Update.
  4. Seu dispositivo não tem o Windows original

Executar o Windows Update e instalar as atualizações disponíveis corrigirá os três primeiros problemas. Precisa de mais ajuda? Acesse o fórum da comunidade do Windows.

Os computadores que determinarmos que não podem executar o Windows 10 não verão o aplicativo Obter o Windows 10 antes de 29 de julho de 2015. Depois dessa data, habilitaremos o ícone na bandeja do sistema. Isso é para garantir que você verifique facilmente a compatibilidade de seu computador, se preferir.

Se o seu dispositivo for gerenciado como parte de uma rede escolar ou corporativa, consulte o administrador de TI sobre a atualização para o Windows 10.

Por que estou vendo notificações sobre o Windows 10?

As notificações avisam sobre a disponibilidade do Windows 10 e a oferta de atualização gratuita.

Posso desativar as notificações?
Sim. Clique em “Personalizar” na Bandeja do Sistema e desative as notificações do aplicativo Obter o Windows 10 no menu exibido.

Posso reservar mesmo que não tenha recebido uma notificação?
Sim. Você pode reservar sua atualização a qualquer momento em qualquer computador compatível clicando no aplicativo Obter o Windows 10 ou no painel de controle do Windows Update.

 

 

Qual edição do Windows receberei como parte dessa atualização gratuita?
Ao fazer a atualização, você permanecerá em edições equivalentes do Windows. Por exemplo, o Windows 7 Home Premium será atualizado para o Windows 10 Home.

Windows 72

 

 

Da edição Para a edição
Windows 7 Starter Windows 10 Home
Windows 7 Home Basic
Windows 7 Home Premium
Windows 7 Professional Windows 10 Pro
Windows 7 Ultimate

Windows 8

 

 

Da edição Para a edição
Windows Phone 8.1 Windows 10 Mobile
Windows 8.1 Windows 10 Home
Windows 8.1 Pro Windows 10 Pro
Windows 8.1 Pro para Estudantes

As edições “N” e “KN” seguem o caminho de atualização da edição pai (por exemplo, o Windows 7 Professional N é atualizado para o Windows 10 Pro N).

Algumas edições estão excluídas: Windows 7 Enterprise, Windows 8/8.1 Enterprise e Windows RT/RT 8.1. Os clientes com Software Assurance ativo no licenciamento por volume têm o benefício de atualizar para ofertas corporativas do Windows 10 que estão fora dessa oferta.

Os dispositivos Windows Phone estão qualificados para essa atualização gratuita?
Sim. Estamos trabalhando com parceiros do Windows Phone 8.1 para tornar a atualização do Windows 10 disponível para a maioria dos telefones ainda este ano

E quanto ao Windows RT?
Se você estiver usando o Windows RT, seu dispositivo não será atualizado para o Windows 10, mas teremos uma atualização para você na mesma época do lançamento do Windows 10.

Os clientes corporativos podem receber a atualização gratuita do Windows 10?
Os clientes corporativos com uma assinatura ativa do Software Assurance no licenciamento por volume têm o benefício de atualizar para ofertas corporativas do Windows 10 fora desta oferta.

Quanto custa o Windows 10?
A maneira mais fácil de obter o Windows 10 é com a atualização gratuita.* Explicamos como aproveitar essa oferta por tempo limitado acima.

 

Você também poderá comprar uma cópia do Windows 10 se decidir não atualizar, ou se precisar comprar uma cópia por outros motivos, como, por exemplo, para instalar em um computador montado por você.
Consulte os preços com seu revendedor local.

Terei todos os recursos do Windows 10 após a atualização?
Alguns recursos do Windows 10 exigirão hardware avançado, e nem todos os recursos e serviços estarão disponíveis em todos os dispositivos nem em todos os mercados. Por exemplo, a Cortana não está disponível em todos os mercados.

Consulte a página Especificações (para obter mais detalhes).

Meus dispositivos e aplicativos funcionarão com o Windows 10?
O Windows 10 foi projetado para ser compatível com a ampla maioria dos dispositivos Windows 7 e Windows 8.1; portanto, muito provavelmente seu dispositivo é compatível.
Para obter detalhes sobre seus dispositivos e aplicativos específicos, use o aplicativo Obter o Windows 10 para fazer uma verificação de compatibilidade. Clique no menu localizado no canto superior esquerdo do aplicativo e selecione “Verifique seu computador” ou “Seu computador está pronto”. Isso mostra qualquer problema de compatibilidade que encontrarmos e recomenda uma resolução; embora não tenhamos informações sobre todos os aplicativos ou dispositivos que existem no mercado, isso fornece uma lista abrangente de todos os possíveis problemas de compatibilidade conhecidos.
Alguns recursos do Windows 10 exigirão hardware avançado, e nem todos os recursos e serviços estarão disponíveis em todos os dispositivos nem em todos os mercados. Por exemplo, a Cortana não está disponível em todos os mercados.

O Windows Media Center estará disponível no Windows 10?
Sim. Depois de atualizar para o Windows 10 usando a oferta de atualização gratuita, você poderá reinstalar, incluindo uma instalação limpa, no mesmo dispositivo. Você não precisará comprar o Windows 10 ou voltar à versão anterior do Windows e atualizar novamente.
Você também poderá criar sua própria mídia de instalação, como um pen drive ou um DVD, e usá-la para atualizar seu dispositivo ou reinstalar após a atualização.

Quando os novos dispositivos Windows 10 chegarão às lojas?
Os novos computadores com Windows 10 começarão a chegar após o lançamento do Windows 10 em 29 de julho.

Todos os meus arquivos ficarão na nuvem?
Seus arquivos serão salvos no disco rígido de seu dispositivo por padrão. O Windows 10 contém o OneDrive, que fornece espaço de armazenamento gratuito na nuvem; isso é completamente opcional, mas oferece a você a vantagem de poder acessar seus arquivos pessoais em qualquer lugar.

Ainda tem dúvidas?
Verifique se a sua pergunta já foi respondida no fórum da comunidade do Windows ou poste uma nova pergunta.
Se você precisar de ajuda para instalar o Windows 10 quando ele estiver disponível em 29 de julho de 2015, a Microsoft disponibilizará suporte por telefone ou chat para garantir que tudo funcione sem problemas.